segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A história da Rua Cel. Bordini

Vocês conhecem a história da rua em que moram no bairro Moinhos de Vento? E quem foi a pessoa que deu nome a ela?

Saiba mais sobre a sua cidade, conhecendo a história de suas ruas!

RUA CORONEL BORDINI
(em azul, na imagem)




Rua dos bairros Auxiliadora, Moinhos de Vento e Rio Branco. Começa na confluência das avenidas Cristóvão Colombo, Benjamin Constant, Rua Quintina Bocaiúva e Praça Athos Damasceno, indo terminar na Rua Casemiro de Abreu. Tem importante função viária, fazendo ligação entre os bairros Floresta, Moinhos de Vento e Rio Branco.

Com traçado irregular e sem denominação, já aparece na planta de 1888, unindo a Estrada dos Moinhos de Vento (Av. 24 de Outubro) com a Estrada do Passo da Areia. Com a denominação de Rua Dr. Bordini está registrada na planta municipal de 1896, mas trata-se de um visível engano, porquanto já era então consagrada a denominação de "Coronel Bordini", como se pode ver no Anuário do Estado do Rio Grande do Sul para 1895, págs. 266/7, ao descrever o traçado da linha de bondes da Cia. Carris Urbanos para a "Independência": "Da praça Senador Florêncio partem os bondes para a rua Coronel Bordini de meia em meia hora, sendo a primeira viagem às 6 horas e 30 minutos da manhã e a última às 9 horas da noite. Da rua Coronel Bordini partem os bondes para a praça Senador Florêncio também de meia em meia hora…" Os bondes da linha "Floresta", segundo o mesmo anuário, também faziam fim de linha na Rua Cel. Bordini.

Segundo o relatório do Intendente Montaury em 1910, nesse exercício a municipalidade cuidou de seu calçamento. E também na administração do Intendente José Montaury, que findou em 1924, se iniciou o prolongamento da rua para a parte alta, em direção ao Bairro Rio Branco.

O topônimo rende homenagem ao Cel. João Carlos Augusto Bordini, paulista que veio para o Rio Grande do Sul como alferes na Guerra da Cisplatina e teve marcante atividade social e política. Foi vereador empossado em 1865, e no período 1873-76; diretor do Banco da Província durante vários anos. Era casado com Maria Felícia Osório Bordini, irmã do Gen. Osório, Marquês do Herval, e faleceu com avançada idade em 6/12/1884.

Fonte: Livro "Porto Alegre: guia histórico" (ed. UFRGS, 1988) de Sérgio da Costa Franco.

Nenhum comentário: