segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Agradecimento

Gostaríamos de agradecer a presença dos amigos e dizer do sucesso do evento da Carol Desimon que reuniu um público enorme entre a tarde e a noite de ontem. Estiveram presentes outras associações de bairro, especialmente importante os depoimentos do pessoal da Cidade Baixa que vêm seu patrimônio demolido em prol de empreendimentos alienígenas, indesejados, que servem somente para o resultado econômico de empresas que não possuem compromisso com o bairrro. De outra parte, o tema de preservação das casas da Luciana de Abreu transpôs o ambiente do bairro Moinhoss de Vento alcançou toda a cidade e o Brasil: o IAB Nacional emitiu uma moção pela preservação deste patrimônio.

144ª Reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil
Moção Nº 02 - aprovada por unanimidade pelo plenário.
Interessado: População de Porto Alegre.
Proponente: IAB RS, com apoio de IAB CE, IAB PR, IAB DF, IAB BA, IAB MS e IAB PE.
Ementa: Pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural das cidades Brasileiras – Episódio Casas da Luciana de Abreu, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Considerando:
1. O recorrente desrespeito pela história das cidades brasileiras e do patrimônio arquitetônico por parte das grandes empresas de empreendimentos imobiliários;
2. As dificuldades de setores do poder público responsáveis de zelar pela preservação do patrimônio, que resultam, muitas vezes, em uma atuação frágil e vacilante;
3. A responsabilidade dos arquitetos e urbanistas frente a esta prática predatória dos testemunhos de nossa história;
4. O episódio específico de risco de demolição de imóveis em Porto Alegre com características históricas culturais e arquitetônicas importantes – conjunto de casas na Rua Luciana de Abreu, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O Conselho Superior do IAB manifesta:
§ No entendimento que esta prática deve ser eliminada e substituída pela valorização das cidades brasileiras, de seu patrimônio histórico, artístico e cultural, representado com destaque por sua arquitetura:
§ Total apoio às instituições, entidades e moradores que estão defendendo a preservação do casario da Rua Luciana de Abreu, conjunto arquitetônico representativo de um período histórico e da paisagem urbana daquele bairro e da cidade.





Nenhum comentário: