segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vitória do Moinhos, vitória de Porto Alegre!




Na manhã do dia 28 de junho Porto Alegre teve a oficialização de novos tombamentos de áreas verdes.
Afora as ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha, trecho da Dr. Timóteo e Praça Maurício Cardoso, o prefeito municipal José Fogaça declarou como "Áreas de Uso Especial" os trechos das ruas Dona Laura, Miguel Tostes, Dr. Florêncio Ygartua, Mariante, Casimiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo e Luciana de Abreu. Todas essas áreas localizadas no bairro Moinhos de Vento.
A cerimônia oficial ocorreu nas proximidades da esquina das Ruas Fernando Gomes e Padre Chagas.
Apesar do tempo instável, moradores e comerciantes da região, além de representantes de entidades ambientalistas e de moradores de outras regiões de Porto Alegre estiveram presentes para comemorar o ato.
O presidente da Associação Moinhos Vive, Raul Agostini, destacou que "mais que a preservação do ambiente natural do bairro isso significou uma grande conquista na conscientização da população da cidade e de suas lideranças em pensar mais na preservação de maneira global".

Após a cerimônia oficial foram plantados 5 jacarandás em ruas do bairro e ocorreu uma manifestação em frente das casas na rua Luciana de Abreu, que estão ameaçadas de demolição para a construção de um espigão. A Ação Civil Pública impetrada pelo MP contra a derrubada das casas, continua em andamento apesar de já passarem 5 anos.

O que significa o Tombamento
O tombamentos de áreas para uso especial está previsto no Código Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (artigo 51). Ele torna as áreas objeto de especial atenção, estabelecendo restrições de uso, como alterações em seu calçamento. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) fica responsável pelo manejo permanente da vegetação dos logradouros tombados. As áreas verdes protegidas não podem ser fragmentadas ou modificadas, por estarem protegidas por lei.

Os novos trechos de Ruas Tombadas:
Rua Dona Laura - compreendido entre a Avenida Goethe e a Rua Miguel Tostes.

Rua Miguel Tostes - compreendido entre a Rua 24 de Outubro e a Rua Castro Alves.

Rua Dr. Florêncio Ygartua - compreendido entre a Rua 24 de Outubro e a Rua Dona Laura.

Rua Mariante - compreendido entre a Rua 24 de Outubro e a Rua Castro Alves.

Rua Casimiro de Abreu - compreendido entre a Rua Ramiro Barcelos e a Rua Mariante.

Rua Barão do Santo Ângelo - compreendido entre a Rua Fernando Gomes e a Rua Hilário Ribeiro.

Rua Luciana de Abreu - compreendido entre a Rua Santo Inácio e a Rua Padre Chagas.



* Com informações da página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre




(Clique nas fotos para ampliar)


Um comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Parabéns a Porto Alegre por ter cidadãos que se esforçam por preservar o património da sua cidade e por ter autoridades municipais que reconhecem e dão força de lei a essa vontade.

Parabéns por não desistirem e obrigado por amarem as árvores!