sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Histórico do Bairro



Na segunda metade do século XVIII,os imigrantes açorianos que chegaram a Porto Alegre iniciaram no local onde hoje é o bairro, uma plantação de trigo, a qual garantiu, até o século XIX, a maior produção brasileira desse cereal. O nome do bairro é decorrente dos moinhos de vento existentes no local desde 1760, nas proximidades do Morro Ricaldone.
De importância histórica, pois, durante a Revolução Farroupilha (1835 a 1845), os moinhos ficaram fora do entrincheiramento da Capital pelos partidários de Bento Gonçalves, servindo, em contrapartida, para que os sitiantes rebeldes atingissem os contra-revolucionários, além de servirem de apoio à artilharia do general Neto. Mais tarde, por exigência militar, os moinhos, que estavam situados um no Beco do Barbosa - hoje à altura da Rua Barros Cassal com a Avenida Independência - e dois outros também nessa avenida, um pouco mais adiante de onde foi erigida a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, foram adquiridos e demolidos pelo Estado em defesa da cidade.
Com o término da Revolução Farroupilha, ocorreram modificações de toda ordem. A região, abandonada devido ao declínio da cultura e moagem do trigo, volta a ser ocupada com uma nova fase de expansão do espaço urbano e a posterior criação de novas áreas de povoamento, originando, assim, os primeiros arraiais, ou seja, os futuros bairros da capital. Todo esse progresso fez com que surgisse a necessidade de aproximar as nucleações populacionais do centro da cidade. Um dos locais distantes era o arraial São Manoel - que originou o bairro Moinhos de Vento -, o qual ligava a estrada dos Moinhos de Vento à da Floresta, tendo por eixos principais as ruas Felix da Cunha e Dr. Timóteo. O loteamento São Manoel custou a ser regularizado, pois, somente no ano de 1889, em um requerimento do intendente da Capital,foi mencionada a expressão “florescente arraial.” Já na planta de 1891, esse arraial está presente na via urbanizadora de Porto Alegre.
...
Leia o texto completo, em formato .doc, clicando no atalho ao lado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom colocar a história do moinhos. O site ficou mais bonito com as mudanças feitas. Parabens